Marcadores

sábado, 30 de março de 2013

Feliz Páscoa!!!

Hey all!!!

Estava com o post prontinho, fui adicionar as fotos do celular e acabei perdendo tudo o que tinha escrito. Vamos lá denovo!!!

Hoje vim falar sobre a Páscoa.. sobre renascimento, caridade, amor ao próximo, o ato de agradecer àquele que morreu por todos nós!!

Páscoa vai muito além de ovos de chocolate e muita comilança!!! É tempo de refletir, de estar com a família, de perdoar, de ajudar ao próximo sem preconceitos de raça, nacionalidade, orientação sexual, cor ou religião. Afinal, no final o Deus de todos nós é o mesmo.


Mas não quero focar em religião nenhuma, pois respeito e admiro todas. Admiro os católicos pela beleza das cerimônias, admiro os budistas pela harmonia e meditação, admiro os evangélicos pela alegria que passam seus ensinamentos. Mas no final todas pregam a mesma coisa, ajudar, amar e respeitar ao próximo... E pensando nisso queria compartilhar uma história que achei muito legal que vi no Facebook.





"O café pendente"


"Entramos em um pequeno café, pedimos e nos sentamos em una mesa. Logo entram duas pessoas:
- Cinco cafés. Dois são para nós e três "pendentes".
Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. 
Pergunto:
- O que são esses “cafés pendentes”?
E me dizem:
- Espera e vai ver.
Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés - pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés:
- Três são para nós, e quatro “pendentes”.
Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafeteria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa:
- Vocês têm algum "café pendente"?

Esse tipo de caridade, apareceu pela primeira vez em Nápoles. As pessoas pagam antecipadamente o café a alguém que não pode permitir-se ao luxo de uma xícara de café quente. Deixavam também nos estabelecimentos, não só o café, mas também comida. Esse costume ultrapassou as fronteiras da Itália e se difundiu em muitas cidades de todo o mundo." 


Muito legal, não?? Não sei se é verdade, mas prefiro acreditar que sim... vou perguntar para uma amiga italiana aqui que é de Nápoles e conto para vocês. Mas e ai??? Será que daria certo no Brasil?? Que tal começarmos uma tradição parecida?? 

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

Este é minha segunda Páscoa longe da minha família, do meu país e dos meus amigos do Brasil. Sinto muita falta, pois nessas datas sempre estamos juntos e queria dividir esse tempo com meus pais, avós, tios, primos, irmãos, sobrinhos... Mas aqui também temos muitos amigos brasileiros e igual ao ano passado vamos fazer um almoço com todos nossos amigos que estudam na Universidade que meu namorado estuda. Afinal, estamos todos no mesmo barco e amigos são a família que escolhemos, não é? 

Combinamos um almoço onde cada casal levará um prato e já viu, né? Deve ter muita coisa para comer. No natal e reveillon fizemos a mesma coisa.. O peru do natal além da ceia, virou arroz de forno, panquecas e tortinhas.. Brasileiro adora um exagero na hora de cozinhar!!! rs

Eu escolhi fazer um escondidinho de bacalhau. Usei mandioca que apesar de ter um grande valor energético (125 calorias por 100g) tem médio índice glicêmico, é rica em fibras e estimula a produção de serotonina no cérebro que melhora a ansiedade. O bacalhau eu usei postas congelada e além de rico em proteínas também é uma excelente fonte de omega 3. A grande vantagem de usar as postas é o fato de não precisar dessalgar. Mas caso não encontre essas postas e for usar o salgado é muito importante deixar de molho em água e trocá-la varias vezes para tirar o máximo do sal possível.

Lembrando que estou em dieta hipercalórica e rica em carboidratos neste momento, então este prato para mim é ótimo. O ideal seria dividir em porções individuais pesando a quantidade de carboidratos e proteínas como fiz na foto, mas para o almoço de amanha vou levar em uma travessa bem grande. Mas como fiz o meu para experimentar ontem já sei quanto será a quantidade em colheres para minha dieta. 

Para este prato usei: 

2 posta de bacalhau congelada (não salgada)
4 azeitonas pretas
1 dente de alho 
1 colher de azeite
cebola
salsinha e sal a gosto
1 colher Cream cheese light

Para o purê: 

200g de mandioca descascada.
1 caldo de legumes
1 dente de alho

Modo de preparo: 

Coloque em uma panela grande ou de pressão a mandioca, o alho e o caldo para cozinhar em água até ficarem bem macias. Coloque em um recipiente e vai amassando para fazer o purê, não jogue a água fora. Use para ir molhando o purê para ficar mais macio. Eu bati na batedeira, mas por que fiz bastante. 

Em uma outra panela refogue o alho, a cebola e as azeitonas no azeite até que murchem e acrescente a posta de bacalhau, acrescente um pouco de água e deixe ferver. Com uma colher "desfie o bacalhau". É só apertar que ele vai separar todo. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e acerte o sal. Cuidado, pois as azeitonas já são salgadas. 

Como montar: 

Coloque o peixe no fundo de uma travessa e coloque pedaços do cream cheese em cima. Não precisa forrar, apenas coloque em cima. Caso queira usar Greek Yogurt acho que fica bom também. E por último coloque uma camada de purê. 

Leve ao forno somente para gratinar. A mandioca vai formar uma casquinha e vai gratinar, mas se quiser coloque um pouco, mas um pouco mesmo de queijo ralado só para ficar mais bonitinho. 

Sirva com uma salada de rúcula com tomate cereja. Este prato rende 2 porções. E cada uma tem aproximadamente 378 calorias sendo: 13g de gordura, 31g de carboidratos e 26g de proteínas. 

Aproveitem o domingo, deem um grande abraço em todos de sua família por mim e tenham uma Feliz Páscoa!!!!




Enjoy!!! Com moderação!! rs













Nenhum comentário:

Postar um comentário